Exames

É uma ferramenta importante na prática clínica na qual são realizadas uma série de medidas físicas, corporais, a partir de métodos já padronizados e valores de referência definidos: peso, altura, IMC, circunferências corporais e dobras cutâneas.

Peso: é a soma do peso de todos os nossos componentes corporais, ou seja, ossos, tecidos e órgãos.
Altura: é a medida da dimensão longitudinal do corpo, feita com um estadiômetro.

IMC (Índice de Massa Corporal): é um cálculo realizado a partir da divisão do peso do paciente (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado (m2). A partir do valor obtido, ele é classificado como: baixo peso, eutrófico, sobrepeso ou obesidade.

Circunferências Corporais: trata-se da medição de vários perímetros corporais, como cintura, abdômen, quadril, braços, antebraços, punhos, coxas, panturrilhas, entre outras partes do corpo, de acordo com o protocolo escolhido.

Dobras cutâneas: são medidas feitas com um aparelho chamado adipômetro, e servem para estimar o percentual de gordura corporal. As medidas são feitas diretamente na pele, onde é feita uma “pinça”, separando a gordura do tecido muscular. Dependendo do perfil do paciente, são feitas de 3 ou 7 dobras.

Exame destinado à avaliação da composição corporal, que estima a gordura corporal, massa magra, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
O exame pode ser realizado nas consultas de avaliação e acompanhamento nutricional ou em pacientes que tenham encaminhamento médico ou de nutricionista para realizar somente o exame.

Preparo para o exame

• Jejum de 3h de alimentos e bebidas (inclusive água);
• Urinar um pouco antes para o realizar o exame de “bexiga vazia”;
• Não praticar atividade física 24h antes do exame;
• Evitar o uso de sauna 8h antes do exame;
• Retirar todos adornos metálicos antes de realizar o exame (ex. relógio, anel, pulseira, colar),
• Não estar no período menstrual;
• Evitar ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chá mate) nas 12 horas que antecedem o exame;
• Usar roupas leves, preferencialmente top de ginástica e bermuda curta (mulheres) e camiseta e bermuda (homens);
OBS: Qualquer preparo não realizado impede a realização do exame por risco de resultado impreciso.

Contraindicação: gestantes e portadores de marca-passo.


É um teste laboratorial de alergias alimentares IgG extensivo, colhido diretamente no consultório com uma profissional da nossa equipe. A amostra do sangue é enviada para um laboratório especializado, que determina a presença de anticorpos contra uma grandes variedade de alimentos.

Alergias Alimentares tipo III normalmente não são detectadas, visto que os sintomas podem ocorrer apenas algumas horas ou até dias depois do consumo do alimento em particular, tornando-os muito difíceis de serem identificados. O corpo usa seu sistema imunológico para mandar agentes invasores embora. Normalmente, alimentos não são perigosos para nós. No entanto, se você tiver alergia tipo III, seu sistema imunológico produzirá anticorpos IgG específicos contra proteínas de certos alimentos. Esses anticorpos podem causar processos inflamatórios, que podem se tornar crônicos.

Os resultados dos exames irão lhe ajudar a descobrir quais são seus “alimentos-gatilho” e consequentemente reduzir processos inflamatórios e diversos sintomas que esses alimentos podem causar (dores, gases, constipação, diarreia).


Exame que qualifica e quantifica os principais grupos bacterianos, benéficos ou patogênicos da microbiotaintestinal, identificando o número de bactérias viáveis (ufc/g) por grama de fezes classificadas como imunomoduladoras, protetoras e proteolíticas.

Em resumo, o exame avalia o perfil de bactérias “boas” e ” ruins”, principalmente pacientes que fazem uso prolongado de antibióticos ou que estão com algum processo inflamatório ou sentem muito desconforto gastrointestinal, quadros de alergia, infecções, vaginoses de repetição, entre outras patologias. 

A partir do resultado, é feito o ajuste necessário no plano alimentar e suplementação, equilibrando a microbiota e reduzindo os sintomas associados.

É um teste nutrigenético, colhido com uma simples amostra de saliva, que analisa os genes do seu metabolismo responsáveis pelo processo dos nutrientes e pelo consumo das calorias. O exame utiliza a análise do DNA para determinar o seu tipo de metabolismo. Assim, sua alimentação e treino podem ser adaptados às suas características genéticas individuais.

Saiba:
– Quais alimentos deve evitar
– Quantas refeições deve fazer por dia
– Quais alimento que o seu metabolismo transforma em gordura corporal
– Quais tipos de exercícios que auxiliam no seu emagrecimento
– Qual a melhor estratégia alimentar a seguir

A partir dos resultados, é feito um relatório personalizado juntamente com o seu plano de nutrição e exercícios.